4 de junho de 2009

REGULAMENTO RPB - BAHIA

RPB FESTIVAL - RAP POPULAR BRASILEIRO - ETAPA BAHIA
Regulamento 2009

I. REALIZAÇÃO
Art. 1°: A Central Única das Favelas promove, entre os meses de junho e setembro, em âmbito nacional, o I Festival de Rap Popular Brasileiro (RPB)
* O festival acontecerá em diversos estados do país, sendo uma das cidades realizadoras Salvador, cujas eliminatórias acontecerão nos dias 4 e 5 de julho;
* A final Nacional com os campeões estaduais acontecerá no Rio de Janeiro, dia 26 de setembro, data em que será lançado o grande vencedor do festival.

II. OBJETIVO
Art. 2°: O RPB Festival tem como objetivos:
* Incentivar o desenvolvimento e difusão do Rap,
* Revelar e oportunizar talentos,
* Valorizar artistas, compositores e Mc’s deste gênero musical;

III. DATAS
Art. 3º: As etapas do RPB Festival acontecerão nas seguintes datas:
* 1 a 13 de junho: Solicitação da ficha de inscrição pelo blog do festival (
http://www.rpbbahia.blogspot.com) ou pelo e-mail thalita.salvador.bahia@cufa.org.br
* 15 a 19 de junho: Data de entrega das inscrições na sede da Cufa na Bahia, localizada na Rua Gregório de Matos, número 39, Pelourinho, com os materiais em anexo (ver artigo 7º)
* 04 de julho - 1º Eliminatória
* 05 de julho - 2º Eliminatória e final do RPB BAHIA
* 26 de setembro – RPB FESTIVAL BRASIL

IV. LOCAL
Art. 4º: A produção do evento se compromete em enviar o local do evento a todos os inscritos assim que for confirmado o espaço.

V. INSCRIÇÕES.
Art.5°: A pré-inscrição deverá ser feita pelo blog da CUFA (http://www.rpbbahia.blogspot.com) ou pelo e-mail thalita.salvador.bahia@cufa.org.br , nos dias 01 (um) a 13 (treze) de junho de 2009.
Art.6º: Após a realização da pré-inscrição, o candidato receberá a confirmação dos seus dados e deverá organizar os materiais abaixo listado para efetivar a inscrição na sala da CUFA BAHIA, localizada na Rua Gregório de Matos número 39, entre os dias 15 e 19 de junho.
Art. 7º: Fazem parte dos materiais, os listados abaixo:
* Ficha de inscrição, com todos os itens preenchidos. O não preenchimento de algum item implica a não conclusão da inscrição;
* CD em mp3 e áudio contendo apenas a música inscrita;
* Autorização de direitos de imagem, disponível no blog do Festival. A liberação de diretos autorais deve ser assinada com firma reconhecida pelos compositores de letra e música;
* Letra da musica em papel A4, fonte 12;
* Foto de divulgação para o blog e mídia.
* Copia do RG do responsável e integrante do grupo
* Release – documento com breve apresentação do grupo. Mínimo de uma lauda (pagina) em fonte de letras tamanho 12.
* Desejável vídeo de boa qualidade para divulgação (ñ obrigatório).
Art. 8º: Poderão se inscrever grupos de rap de todos os gêneros.
Art. 9º: O limite de idade mínima para os grupos inscreverem seus integrantes é de 16 anos de idade. Caso o grupo tenha um menor de idade deverá vim uma carta de liberação do responsável,
Art. 10°: Não será cobrada taxa de inscrição.
VI. MÚSICAS
Art. 11°: Cada grupo poderá inscrever apenas 1 (uma) músicas, respeitando os critérios de ineditismo e originalidade da mesma.
* Entendemos por INÉTIDA a música que não tenha sido gravada em discos comerciais, nem editada;
* Deverá ser mantida a originalidade, entendendo-se como tal à inexistência de plágio de composição já existente considerada tanto a parte musical quanto literária;
* O material enviado para a produção passará a fazer parte do acervo do festival.

VII. AUTORIZAÇÕES
Art. 12º: No ato da inscrição todos os integrantes do grupo devem liberar seus direitos de imagem. Os compositores da música (letra e musica) devem liberar os direitos autorais através de documento padrão, com firma reconhecida.
Art. 13º: Ambas as autorizações estão disponíveis no blog do festival e fazem parte do edital.
VIII. SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS
Art. 14°: Serão selecionados pela comissão organizadora, dentre todos os materiais inscritos, 12 grupos para o RPB Festival Bahia. A relação dos grupos selecionados, para concorrer ao festival, estará disponível no blog http://www.rpbbahia.blogspot.com e no site nacional do festival http://www.rpbfestival.com.br , a partir do dia 25 de junho.
Art. 15º: Os 12 selecionados farão sua apresentação no dia 4 de julho, gerando apenas 6 para o dia 5 de julho, a grande final.
Art. 16º: Os grupos classificados deverão se apresentar exatamente conforme foram enviados para o processo seletivo, não perdendo a sua originalidade do CD inscrito, que servirão de base para a triagem dos trabalhos que concorrerão ao festival.
Art. 17°: Cada concorrente terá 10 (dez) minutos para passagem do som com o técnico do festival, cujo horário será rigorosamente obedecido sob pena da imediata desclassificação.
Parágrafo único – A ordem de apresentação de cada grupo será definida pela produção do evento e divulgada via veículos de comunicação.

IX. SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO
Art. 18º: Os 12 grupos selecionados pela organização do festival serão divididos em 1 (uma) eliminatória, através de sorteio.
Art. 19º: Serão classificados para a final, 6 (seis) grupos melhores classificados.
X. FINAL
Art. 20º: A final será realizada com 6 (seis) grupos.
Art. 21º: Os 6 (seis) melhores colocados na final estadual disputarão 1(uma) vaga na etapa nacional.

XI. COMISSÃO JULGADORA.
Art. 21°: O Corpo de Jurados será composto por 6 (seis) membros, dentre cantores de rap, jornalistas, literatos, produtores culturais e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral.
Art. 22°: É competência do Corpo de Jurados, a escolha dos grupos finalistas, ficando as suas decisões definidas como inapeláveis e irrecorríveis.
Art. 23°: O valor das pontuações, que serão utilizados pela Comissão Julgadora, será: Nota MÍNIMA - 1 (um) ponto e a nota MÁXIMA - 10 (dez) pontos.

XII. AVALIAÇÃO.
Art. 24º: Serão avaliados através de pontuação de 1 (um) a 10 (dez) pela comissão julgadora os seguintes itens.
* Letra
* Musica.
* Performance de palco.
Art. 25º: No caso de empate entre os grupos, o primeiro quesito levado em consideração para critério de desempate será PEFORMANCE DE PALCO. O grupo que obtiver a maior nota neste item será dado como vencedor. Caso o empate permaneça, em seguida será avaliado o quesito MÚSICA, também vencendo aquele que obtiver maior nota. Se houver necessidade de um terceiro critério de desempate, serão avaliadas as notas do quesito LETRA, cujo vencedor será o grupo que obtiver a maior pontuação.

XIII. DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 26°: Todos os casos omissos, não previstos nesse regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

XIV. DISPOSIÇÃO FINAL
Art. 27°: A inscrição efetuada para concorrer ao RPB Festival, desde já, pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos deste regulamento, valendo como contrato de adesão para todos os envolvidos como: autores, m’cs, d’js, backing vocal, enfim, todos os participantes do evento.
REGULAMENTO SUJEITO A ALTERAÇÕES.

Um comentário: